WhatsApp

Atualizações

Blog e Notícias

Apneia do sono aumenta o risco de morte!

Desde as primeiras descrições da síndrome de apnéia do sono tipo obstrutivo (SASO), na década de 1960, aventou-se a possibilidade de ocorrer morte relacionada à apnéia durante o sono, e diversos casos isolados, sugestivos, foram relatados. Porém, a ocorrência de morte em pacientes com SASO está associada a vários fatores coadjuvantes potentes, como obesidade, hipertensão, doenças cardiopulmonares e acidentes automobilísticos. As pesquisas epidemiológicas recentes buscam identificar a importância relativa destes fatores. 

De acordo com dados do Ministério da Saúde, 33% da população brasileira sofrem de apneia do sono. No entanto, a grande maioria nem sabe que tem a doença, já que somente um exame é capaz de diagnosticá-la. Por causar a parada da respiração diversas vezes durante o sono, ela pode também prejudicar a saúde do coração. Um novo estudo vai ainda mais fundo nessa relação: pesquisadores da Mayo Clinic Sleep Disorders Center, nos Estados Unidos, detectaram que quem tem apneia do sono apresenta risco elevado de morte súbita por causa cardíaca. A morte súbita por causa cardíaca afeta cerca de 450.000 pessoas por ano nos Estados Unidos e acontece quando o coração para de bater abruptamente devido a alterações dos impulsos elétricos cardíacos, que causam arritmias.

Participaram do estudo 10.000 homens e mulheres com idade média de 53 anos - 7.300 deles foram diagnosticados com apneia do sono. Durante um acompanhamento de 15 anos, 142 dos participantes tiveram parada cardíaca súbita, que pode ser fatal ou reanimada. Os pesquisadores encontraram que a associação entre apneia do sono e morte súbita por causas cardíacas mesmo quando considerados outros fatores de risco.

Segundo os pesquisadores, três condições estão entre os principais fatores de risco para morte súbita cardíaca: ter 60 anos ou mais, ter 20 episódios de apneia por hora de sono, ter níveis baixos de oxigênio no sangue. Se os níveis de oxigênio circulante no sangue estivessem em 78% ou menos (números normais giram em torno de 95-100%), o risco aumentava em 80%.

Os cientistas dizem que não sabem especificar a causa dessa relação, pois existem várias explicações possíveis. Como exemplo: a apneia do sono está relacionada ao tipo de arritmia que causa morte cardíaca súbita.

Além de risco de morte, a apneia do sono pode causar outros problemas de saúde:

* Aterosclerose;
* Insuficiência cardíaca;
* Arritmia cardíaca;
* Crescimento do coração;
* Infarto do miocárdio;
* Derrame cerebral.

Receba novidades